Exposição Itinerante - O Navio Negreiro


Exposição

Sexta-feira 9 de Março de 2018 Domingo 18 de Março de 2018

Das 09:00 às 19:00

Centro de Cultura - Rua XV de Novembro - Paquetá - Porto Seguro mapa do local



O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão vinculada a Secretária de Cultura, fará o lançamento na quinta-feira (09), às 19h, da Exposição Itinerante Navio Negreiro - Castro Alves e Hansen Bahia, no Teatro Castro Alves. A exposição tem a curadoria de Ayrson Heráclico, e apresenta obras de Hansen Bahia, inspiradas pelo poema Navio Negreiro de Castro Alves. A exposição correrá mais 12 cidades do estado da Bahia.

Em abril de 1868, o poeta baiano Castro Alves escreveu um dos seus principais poemas abolicionista: O navio negreiro. A obra descreve imagens de violência contra os africanos subjugados de escravos e protestava contra a desumanidade da condição escrava, denunciando o horror da travessia atlântica nos porões dos navios. Em 1959, o artista alemão, Karl Heinz Hansen criou uma série de gravuras sobre a obra de Castro Alves, intitulada ?Caminho das Lágrimas?. Nessa obra de Hansen, ele apresenta a dor e o flagelo dos africanos no Atlântico. O artista compadece do sofrimento negro, com uma corporeidade dramática de quem enfrentou o holocausto nazista.

Segundo o curador da exposição Ayrson Heráclito, o objetivo dessa exposição itinerante é relembrar o encontro entre dois grandes artistas que mesmo vivendo épocas distintas, se uniram pela dor. ?nunca esqueçamos o quanto foi, e é, perverso e desumano o sistema colonial-escravista. Ver Hansen e ler Castro Alves é um exercício ético e estético absolutamente necessário e contemporâneo? afirmou Heráclito.
No dia 13 e 14 pela manhã os alunos do colégio Manoel Novaes participarão de uma oficina e por isso, a visitação para a exposição acontecerá pela tarde a partir das 12 até às 18hs.

Mais informações: www.cultura.ba.gov.br/2017/11/14594/TCA-recebe-Exposicao-Itinerante-Navio-Negreiro.html

  Centro de Cultura - Rua XV de Novembro - Paquetá, Do dia 9 ao dia 18/03/2018

Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

Seja indulgente, a webmaster tenta o melhor para se manter informada...
... então se você souber de qualquer coisa a mais acontecendo na região da Costa do Descobrimento
(de Belmonte a Caraíva), não hesite em cadastrar-la na agenda (é gratuito!)

Agenda completo

Buscar na agenda

eventos passados também

Há 22 pessoas navegando neste site no momento...

Pousada Peki

Pousada Peki

Pousada, Apartamentos e Cinécafé. Localizado a 100m da praia de Araçaipe. Acomodações para reuniões e grupos até 35 pessoas, jardim tropical, bar, filmes, uma tela grande, livros, Internet wifi gratuito. Quartos amplos e novos com ar condicionado, tv, varanda privativa...
Rua da Constelação 50 - Arraial d'Ajuda - Tel +55 73 3575-1169
www.peki.com.br


Este anúncio foi visto 143'817 vezes
e recebeu 274 clics desde 23/11/2017
(Média: 47 clics/mês)
anuncie aqui !


Publicidade